26 de outubro de 2018

Especial SPFWn46: Desfile Helena Pontes - Projeto Estufa

Olá Meninas, e seguimos com nosso especial SPFWn46.

Vou mostrar nos próximos posts desfiles de estilistas novos participantes do Projeto Estufa.




Um pouco sobre o Projeto Estufa...
Em sintonia com o novo ciclo de transformação, o evento recebe a segunda edição do Projeto Estufa, que nasceu e foi nutrido pela vocação e crença do São Paulo Fashion Week em conectar iniciativas e movimentos dedicados a pensar e criar agora o futuro que queremos. A plataforma promove diálogos e reflexões em torno da criatividade, inovação e empreendedorismo a partir de conteúdos artísticos, estéticos e de conhecimento com uma agenda que inclui desfiles, exposição, masterclasses, talks, labs e feira de startups.
Projeto Estufa apresenta desfiles de sete novas marcas, escolhidas por um time de curadores, entre eles  Olivia Merquior, diretora do Centro Brasileiro de Estudos em Design de Vestuário e Augusto Mariotti, diretor de conteúdo do SPFW. 
As marcas Aluf, ÃO, Helena Pontes, Korshi, Lucas Leão, MIPINTA e VHM apresentam suas coleções entre os dias 23 e 25 de outubro.
Nos talks e masterclasses, há discussões e aprendizados em torno de questões como biomimetismo, inteligência artificial, sustentabilidade, neurociência, economia circular e futuro do trabalho – temas que estão moldando o nosso futuro. A curadoria é de Graça Cabral, co-fundadora do SPFW e idealizadora do Projeto Estufa.


Helena Pontes e Adriana Valente apresentam coleção voltada para liberdade feminina no Projeto Estufa

A designer de moda pernambucana Helena Pontes e a designer de jóias Adriana Valente apresentarão pela primeira vez uma coleção na temporada de moda, integrando a programação do Projeto Estufa, plataforma do SPFW que projeta novas formas de criar, produzir e distribuir e que estão pautando o futuro dos negócios.

A proposta slow fashion de Helena Pontes chamou atenção do Sebrae Nacional e do Instituto Nacional de Moda e DesignINMOD - garantiu sua indicação para participar do Projeto. E o uso de materiais de descarte presente no design de joias de Adriana Valente criou o ambiente perfeito para uma parceria criativa das empresárias na apresentação de coleções alinhadas  às questões debatidas pelo Projeto Estufa – novas economias, novos ciclos, novos formatos de uso, consumo, criação e descarte.  


A coleção que foi apresentada carrega o título MARIAS - "mulheres pássaras, sempre em movimento  e livres, voam para onde quiserem ser". As criações de Helena Pontes exploram tecidos naturais. Peças com movimento são estruturadas com recortes que remetem a bicos e asas de pássaros. As modelagens evocam uma alfaiataria descomplicada e contemporânea, com recortes  geométricos, herança da formação da estilista em design gráfico pela Universidade Federal de Pernambuco e especialização em design de moda pela ESMOD - Paris. “A marca tem também forte  influência dos movimentos artísticos, da arquitetura e da cultura brasileira, traduzidas com afeto em suas coleções" - destaca Helena Pontes


As joias de Adriana Valente agregam uma paleta de cor terrosa em harmonia com o conceito da coleção. As peças são esculpidas à mão e feitas com tiragem limitada a partir de materiais de descarte. “Tudo é feito artesanalmente, respeitando o tempo dos processos, em tiragens menores e com respeito pelas mãos que produzem cada peça. Esse cuidado por cada passo do desenvolvimento  - além da preocupação com o meio ambiente que permeia toda a marca - se enquadra em uma  proposta afinada com o slow design e com o consumo mais consciente" - explica Adriana Valente.


O que acharam dessa coleção meninas?
Eu adorei as peças, design diferente e confortáveis...

Já já volto com mais um desfile desse projeto

Beijos

Fonte: Fotos Site FFW e Texto Divulgação

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...