30 de julho de 2018

Trend: Terno Feminino Moderno e Cool

Olá Meninas,




Dizer que Terno Feminino é tendência com certeza é clichê, pois esse conjunto é um clássico no guarda roupa feminino desde quando Coco Chanel desenhou sua primeira versão feminina lá em 1914.

Quando os Ternos começaram fazer parte do dia a dia das mulheres, a modelagem era bem parecida com a masculina, calça e Blazer com modelagens retas e bem sisudas. Com o passar do tempo as grifes foram aprimorando seus cortes e deixando a dupla mais feminina, com modelagens ajustadas ao corpo. Em 1930 os Terninhos começaram a aparecer nas telas do cinema em forma de protesto por Marlene Dietrich.
Chegando nos anos 70 as mulheres ganharam seu espaço no Mercado de Trabalho e junto com elas o Ternos adentraram os escritórios vestindo mulheres de sucesso em altos cargos. As cores eram as mais neutras possíveis, preto, marinho e cinza era a cartela de cores de uma mulher séria que se preocupava com seu trabalho.
Nos anos 80 o conjunto foi ganhando novas cores e formas, e começou a desfilar nas ruas com cores inusitadas e modelagens diferentes do tradicional. Foi quando as ombreiras ganharam destaque. A era disco trouxe cor, estampas e muito brilho à esse item.

Chegando nos anos 2000, foi em 2012 que o terninho voltou com força, mas de uma forma mais moderna. Com shape mais sequinho, a calça apareceu mais curta e o blazer mais alongado, mas ainda assim de forma combinada.
A dupla de fato nunca mais saiu do guarda roupa feminino, em algumas temporadas a ideia é combinar, tecido e textura. Em outras a ideia é descombinar completamente, usar o blazer com jeans, a calça com tênis e assim por diante, criando infinitas possibilidades de uso.

Nos últimos desfiles internacionais de Inverno, muitas das grifes apostaram nesse conjunto. Mas de uma forma completamente diferente do que estamos acostumadas a ver. Teve de tudo, estampado, oversized, de veludo total, com pegada masculina, os mais sexy, cores então foi o que mais apareceu...




Podemos encontrar no mercado três tipos de Ternos.

➤ Tradicional
Com calça reta ou saia reta, em cores neutras, em estampas clássicas - risca de giz, xadrez príncipe de gales.
Normalmente são usados com scarpin ou sandália minimalista. Por baixo do Blazer camisas tradicionais.
O mais indicado para ambiente de trabalho formal.

➤ Fashion e Moderno
Coloridos, texturizados, estampados - flores, listras, xadrez colorido -, tecidos diversos - linho, veludo, moletom.
As calças aparecem em diversas modelagens e comprimentos, as que estão em alta no momento são as clochard, cropped e pantacourt.
Saia lápis e midi entram nesse tema. As bermudas nos dias de verão também ganham destaque.
Indicado para ambientes de trabalho informal, onde cores e estampas estão liberados.

➤ Sexy
São aqueles com transparencia no centro, o botão é na altura do busto formando o decote profundo.
Pode ser usado com coletes e camisas que sigam a abertura do decote.
Mais indicados para festas, baladas ou eventos noturnos.





Dicas...

 Calça curta e justa deixa o terno mais casual, para o ambiente semi formal use com sapatos fechados e/ou sandálias de tiras. Para os trabalhos mais relax que pedem conforto, combine com oxford e/ou flatforms. Para os dias de lazer que você precisa estar mais arrumadinha, combine a calça social com tênis, fica moderno e mega cool.

 Para tirar a caretice do Blazer reto e tradicional, invista em acessórios modernos. Você não precisa ter vários no armário, um de cada cor, se isso não faz sentido pra você. Tenha um só, e mude a cada look, usando lenços e/ou broches.





Para você que precisa usar Terninho todos os dias, mas gosta de mudar a "cara" de uniforme, segue algumas dicas.

 Escolha Blazer de um conjunto e calça de outro, de preferencia com cores diferentes porém harmoniosas... Ex. Marinho com Vermelho, Verde com Marinho, Vermelho com Rosa

 Se o ambiente em que trabalha lhe permite ousar mais, invista nas composições de cores complementares. Ex. Azul com Laranja, Verde e Vermelho, Roxo e Amarelo, aproveite também as estampas - floral, listras e poás. Quem sabe até não rola um mix?

 Se você é do time das básicas e neutras, escolha peças com texturas, com estampas clássicas, modelagens diferentes, combinação de preto e branco, cinza e verde musgo, bordô e marinho.

 Se você tem um daqueles terninhos com três peças - colete, calça e blazer - quebre a formalidade com cores e estampas chamativas.





Para usar o Terno como uma fashionista...

 Escolha uma padronagem ou cor e use dos pés a cabeça, se possível inclua o calçado. Vale as cores fortes e vibrantes.
 Use com t-shirt e/ou tênis de academia
 Invista em peças com recortes
 Blazer ombro a ombro é o que tem de mais moderno entre as it girls
 Use o cinto por cima do blazer, o mais cool são os largos e grandes.
 Use os modelos de calça cropped com botas pesadas
 Dobre a barra da calça skiny e use com botinha de cano curto





Agora algumas dicas para cada biótipo...

- Mulheres que querem disfarçar o quadril, prefira o Blazer que termine na cintura, com lapela e botões tradicionais. Outra opção é o Blazer alongado, que termine abaixo do quadril. Estampa no Blazer também é amiga desse biótipo. Agora as calças, prefira as de cores neutras e escuras, a modelagem flare e reta são as que mais valorizam esse biótipo. Se curte a de modelo curta e justa, equilibre com a parte de cima sempre.

- Mulheres que precisam de volume na parte de baixo do corpo, prefira Blazer de uma cor só, os que tem detalhes na barra ou nas mangas, os bolsos também estão liberados. A altura é o tradicional que termina na altura do cós da calça, ou um pouco abaixo. As estampas deixe para as calças, use também calças em tons claros, aqui a skiny é bem vinda.






O bacana da nova geração de ternos é que ele saiu do escritório e ganhou as ruas e todos os ambientes, inclusive os eventos noturnos com exigência de dress code.
E você não precisa de ombreiras e nem de cores sóbrias para imprimir respeito no ambiente de trabalho. Então aposte em Ternos de cores intensas, estampas, formas fluidas e modelagem oversized. Use de acordo com o seu estilo.



Meninas todas as dicas valem para Ternos com Calça ou Ternos com Saias.

Agora me contem, vocês usam terninhos? Como usam?

Um beijo

Fonte: Fotos Site Vogue e FFW



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. São lindos! Postagem nova
    https://meuestiloe.blogspot.com/2018/09/recebidos-zaful.html
    bjus

    ResponderExcluir

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...